Screw Caps vs. Rolha de Cortiça - Univinho
Os 50 melhores vinhos argentinos produzidos com a uva Malbec
16/11/2022
O Melhor vinho do mundo pode custar menos de R$50
21/11/2022

Screw Caps vs. Rolha de Cortiça

Ainda existe um grande preconceito em relação a tampa de rosca. Muitas pessoas acreditam que os vinhos fechados com a rolha de cortiça são vinhos melhores.

As duas formas de fechamento do vinho que são mais utilizadas, e provavelmente continuarão por muitos anos é a rolha natural de cortiça e a tampa de rosca ou Screwcap. Isso é um fato, cada vez mais a tampa de rosca será encontrada nos vinhos. Seja ele um vinho mais barato ou um pouco mais caro.


E isso vai acontecer por alguns motivos. Entre eles é que a rolha natural, que vem da casca de uma árvore chamada sobreiro, está cada vez mais difícil de ser encontrado. Além de que, ele precisa estar com 25 anos de idade para que possa ser retirado pela primeira vez a cortiça, e depois só de 9 em 9 anos que ela pode ser retirada novamente.

Além disso a produção de cortiças não acompanhou o crescimento da produção dos vinhos, Então a indústria foi atrás de outras opções tão boas quanto a rolha natural. E eles encontraram diversas opções como a rolha de aglomerado, as rolhas sintéticas, as rolhas de vidro, mas nenhuma delas foi tão eficiente quanto a screwcap ou tampa de rosca.

Basicamente a tampa de rosca é tão boa quanto a rolha natural. A diferença está no custo e no que o enólogo espera que você encontre no vinho.

Se for um vinho para consumo imediato, isto é, um vinho que não precisa evoluir na garrafa, a tampa de rosca é perfeita. Porque como não existe a entrada de ar, o vinho é preservado exatamente como saiu da vinícola.