9 Adegas extravagantes em hoteis que valem a visita - Univinho
6 DICAS PRÁTICAS PARA EVOLUIR NO PALADAR
13/11/2022
As 10 melhores dicas para curtir o vinho sem frescuras
16/11/2022

9 Adegas extravagantes em hoteis que valem a visita

As adegas são muitas vezes consideradas cavernas subterrâneas ou espaços semelhantes a abóbadas, onde ambientes naturalmente frios e escuros garantem condições estáveis ​​para armazenar garrafas durante o envelhecimento.

No entanto, muitos hotéis também estão tornando suas adegas lugares legais para visitar. Dentro desses espaços bem projetados e chamativos, os visitantes podem reservar experiências de degustação cercados por milhares de garrafas de vinhos icônicos.

Da impressionante coleção de 76.000 garrafas do Rome Cavalieri à adega em forma de covil embutida em rocha de lava na Lagoa Azul da Islândia , aqui estão nove adegas de hotel que definitivamente valem a pena explorar.

Park Hotel Vitznau

Vitznau, Suíça

Com cerca de 35.000 garrafas, a adega do Park Hotel Vitznau é a maior e mais cara da Suíça , com um valor total de mais de US$ 25 milhões. Está dividido nas seções Novo Mundo, Velho Mundo , Château d’Yquem, Champagnes e Rarities.

As exibições são tão variadas quanto os vinhos, desde caixas em forma de pentágono empilhadas em fileiras até uma parede flutuante de garrafas.

Atenção, se você quiser um passeio: o acesso é concedido exclusivamente aos hóspedes do hotel, então não deixe de fazer o check-in.

A Pequena Nell

Aspen, Colorado

O povo de Aspen garantirá que você virá para o inverno e ficará para o verão. Mas achamos que você pode ficar para a adega do The Little Nell.

É uma viagem sinuosa até a adega. Os hóspedes são conduzidos pela cozinha, descendo uma escada nos fundos e entrando na garagem. Lá, eles encontrarão uma adega iluminada de rubi com 23.800 garrafas e contando. Um sótão envelhecido cria espaço para a coleção em constante expansão. Enquanto isso, caixas de vinho – que são cobertas com assinaturas rabiscadas de bebedores anteriores – estão empilhadas em quatro salas e possuem seleções que variam de 1885 Madeira a 1967 Sauternes.

Quero visitar? Os hóspedes podem reservar uma degustação de vinhos privativa com a equipe de sommeliers do resort ou reservar um jantar privativo com chef para até seis pessoas.

Roma Cavalieri, A Waldorf Astoria Hotel

Roma

Este hotel possui o único restaurante com três estrelas Michelin de Roma, La Pergola. Aqui, os comensais têm duas cartas de vinhos para escolher. Uma lista abrange garrafas internacionais, enquanto a outra abrange regiões vinícolas italianas. No total, a adega de dois níveis contém cerca de 3.600 rótulos e cerca de 76.000 garrafas.

A seleção abrangente é fruto do empenho do chef sommelier Marco Reitano, que anualmente degusta grande parte do acervo para compor a carta. Os destaques incluem raridades como um Chateau Lafite Rothschild de 1922 e um Pétrus de 1945, bem como pelo menos 34 vinhos Gaja Barbaresco a qualquer momento.

Hôtel de Paris Monte-Carlo

Mônaco, França

Reverenciada como a maior adega de hotel do mundo, as cavernas sob o Hôtel de Paris Monte-Carlo são realmente uma visão que você deve ver para acreditar.

Abrangendo mais de 16.000 pés quadrados, a adega possui mais de 350.000 garrafas, cerca de 50% das quais são seleções de Bordeaux. O restante da coleção centrada na França compreende quatro regiões vinícolas adicionais: Champagne, Provence , Borgonha e Vale do Ródano . As reservas para a adega incluem degustações de vinhos Grand Cru ou jantares combinados supervisionados por um mestre sommelier.

O Retiro na Lagoa Azul

Grindavík, Islândia

Quase três metros sob as águas vaporosas de sílica da Lagoa Azul é um mundo totalmente diferente. Uma chave abre um elevador no The Retreat at Blue Lagoon, que desce para uma câmara revestida por rocha de lava preservada de uma erupção vulcânica de 1226 . Tem a aparência distinta do covil de um vilão de Bond, e não estamos bravos com isso.

Aqui, pouco mais de 4.000 garrafas, incluindo o estoque limitado do Domaine de la Grange des Peres de 2007 e da Vega Sicilia Unico Gran Reserva de 1960, estão alojados em estantes integradas à rocha, que ainda está manchada de azul pelas águas geotérmicas da lagoa.

Degustações privadas de vinhos estão disponíveis diariamente, com hora marcada, entre meio-dia e 16h, enquanto uma degustação de vinhos aberta é realizada diariamente às 17h. Os hóspedes também podem fazer alarde com uma degustação de caviar e champanhe, disponíveis mediante solicitação.

O Stafford Londres

Londres, Reino Unido

Abaixo do luxuoso bairro de St. James, em Westminster, há uma famosa adega do século XVII, que também foi usada como abrigo antiaéreo durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, a adega de 380 anos pertence ao elegante Stafford London, onde os sommeliers do hotel estão disponíveis para realizar degustações de vinhos, jantares de harmonização de vinhos e degustações às cegas, bem como eventos maiores, como festas de fim de ano e recepções de casamento. Na verdade, é bastante espaçoso aqui, com espaço para até 75 convidados.

Há mais de 8.000 garrafas de vinhos internacionais aqui, mantidas sob cadeado de ferro, é claro.

Quintessência Hotel

Anguila

Em um oásis tropical, passar o tempo em um covil subterrâneo pode não ser a primeira atividade que vem à mente. Mas no calor sufocante da estação seca do Caribe, uma visita a esta adega pode ser exatamente o refúgio que você está procurando.

Projetado e com curadoria do proprietário do Quintessence Hotel, Geoffrey Fieger, esta adega de 2.000 garrafas foi construída em pedra, tijolo e cedro vermelho para imitar o estilo de uma caverna tradicional da Toscana. As experiências incluem degustações de coleções particulares, que podem apresentar garrafas rarefeitas como 2004 Salon Cuvee “S” Le Mesnil Blanc de Blancs Brut .

Outra opção para os hóspedes curiosos das cavernas: o pacote de aventura ultra-extravagante “Bruts, Blancs & Beaches”, que inclui voos de ida e volta dos EUA para Anguilla em jato particular, além de acomodações na cobertura e acesso exclusivo a safras selecionadas durante suas férias.

O Yeatman Hotel

Porto, Portugal

O Porto pode ser celebrado pelos seus Vinhos do Porto , mas a adega do Yeatman Hotel oferece vinhos de todo o Portugal. De uma coleção de 30.000 garrafas, 96% é dedicada aos vinhos portugueses.

Como um hotel de luxo centrado no vinho, o Yeatman convida os hóspedes a escolher entre uma variedade de programação baseada em vinho durante a sua estadia, incluindo os populares jantares de vinho ao pôr do sol da propriedade. Mas apenas os alunos das masterclasses focadas no vinho do hotel e aqueles que reservam voos de vinho e jantares privados têm acesso à adega.

Castelo La Coste

Provença, França

A apenas 15 minutos ao norte do centro de Aix en Provence, a propriedade do Château La Coste estende sua atenção às belas artes para sua adega chique no restaurante Hélène Darroze no local. A adega revestida de mármore é minimalista, mas traz uma atitude maximalista.

Com cerca de 600 vinhos únicos, a adega também inclui uma seção dedicada ao Domaine de la Romanée-Cont i, além de uma impressionante lista do magnum e do jeroboam.

O Château La Coste também apresenta seu próprio vinho de sua propriedade na Provença e de seus vinhedos na Argentina, além de seleções exclusivas da Itália, Espanha, Israel, Grécia, Chile e Uruguai.

Degustações guiadas de sommelier estão disponíveis mediante solicitação.